Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Lei de Gerson no Brasil

Gerson foi um meia-armador da Seleção Brasileira de Futebol, campeã da Copa do Mundo de 1970. Mais recentemente, Gerson tem aparecido em programas de futebol como comentarista esportivo.

Em 1976, foi veiculada na TV uma propaganda dos cigarros Vila Rica. Tal propaganda teve como protagonista o então jogador Gerson, e por uma infeliz produção, ou por uma infeliz interpretação da mensagem, foi criada a expressão “Lei de Gerson”.

A mensagem que ficou gravada na cabeça das pessoas foi a seguinte:

“Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.

Em especial, a questão de se “levar vantagem em tudo” foi a que criou polêmica. Ao longo dos anos, tal expressão foi pegando um tom pejorativo, dando a entender que “levar vantagem em tudo” é coisa de malandro, é algo imoral, anti-ético. Remete-se, nos dias de hoje, à corrupção, ao engodo, à falta de consideração com o próximo. É a tal idéia de se passar os outros para trás, custe o que custar.

Tempos depois da veiculação da propaganda, tentou-se corrigir a mensagem num outro comercial, mas o estrago já estava feito. Associou-se no imaginário popular a idéia de que, quando alguém faz algo sem escrúpulos, está se fazendo algo de acordo com a Lei de Gerson… e o Gerson se fodeu.

Percebe-se que, no final das contas, quem se deu mal com isso tudo foi tão somente o ex-jogador. E a culpa nem é dele. Mas… afinal, de quem é a culpa?

Para que a Lei de Gerson pudesse ser enquadrada, era necessário um contexto, um cenário que fosse parecido com o que foi proposto pela propaganda. Esse cenário, o de se levar vantagem em tudo, existia na época? No Brasil, naquela época, existiam pessoas que levavam vantagem em tudo? Dava pra imaginar alguém seguindo o que Gerson “propunha”?

A resposta, provavelmente, é sim. Isso porque algumas pessoas, ou grupos de pessoas, enquadravam-se nesse estereótipo. E para o azar do meia-armador, ele acabou se tornando um mártir, um expoente desses salafrários, ao chamar para si a “qualidade” de gostar de levar vantagem. Se Gerson disse, está dito, procede.

Nos dias de hoje, são muitos os casos onde a Lei de Gerson se expressa. Basta lembrarmos de episódios comuns de nosso dia-a-dia. Por exemplo, as pessoas furam fila, ou subornam autoridades, ou armam esquemas de corrupção, ou relacionam-se por interesse… tudo com o único objetivo de levar vantagem, de não sair no prejuízo.

Qual a razão desse comportamento, arraigado em todas as classes sociais? Por que alguém vai te passar a perna um dia, sem você ter feito nada contra ela? Por que motivo você vai parar, olhar, pensar, refletir… olhar pra ver se ninguém está vendo, e vai cuspir no prato que comeu?

Muitos irão dizer que isso é da pessoa, que isso vem de família, da educação que teve em casa. Outros irão dizer que se trata de uma expressão do sistema, capitalista, em que vivemos hoje em dia. Muitos irão dizer que tais pessoas são minoria, que tais pessoas terão o que merecem, etc.

Na verdade, não sei dizer por que isso acontece. E estou com sono, e cansei de escrever.

O que é e quais são os benefícios do Lian Gong

Nos dias de hoje, o sedentarismo é um dos grandes vilões para a saúde das pessoas. A rotina do dia-a-dia, o comodismo, a televisão, a Internet, etc, contribuem para a queda na qualidade de vida, acarretando em doenças que poderiam ser evitadas.

É sabido que, para se evitar tal comodismo, a atividade física é um grande aliado nessa luta. Mas como fazer exercícios, se falta tempo? Onde fazer exercícios? Quais exercícios contribuem, de fato, para melhorar a tal qualidade de vida?

A resposta vem da China. Mas não da China milenar, dos milhares de anos de sabedoria chinesa. A resposta é uma técnica desenvolvida em 1974 pelo médico Dr. Zhuang Yuan Ming, e se chama Lian Gong Shi Ba Fa, ou Lian Gong. Pronuncia-se Lian kun.

Essa técnica é uma compilação de várias técnicas tradicionais chinesas, o que lhe confere, de certo modo, ares de técnica milenar chinesa também. Movimentos oriundos do Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), dO Jogo dos Cinco Animais e do Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses), dentre outros, compõe a série proposta do Lian Gong. São movimentos simples, que podem ser feitos em qualquer lugar.

Para se ter uma idéia da eficácia do Lian Gong, basta dizer que o Dr. Zhuang Yuan Ming recebeu o Prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante. E mais. Tal técnica foi introduzida com sucesso no Brasil pelo SUS, através da portaria 971 de 3 de maio de 2006. OU seja: funciona.

Os benefícios de se praticar Lian Gong estão na prevenção e tratamento das dores do corpo.

A responsável pela divulgação do Lian Gong no Brasil é Maria Lucia Lee.

Maria Lucia Lee

Maria Lucia Lee

http://diariodepraticascorporais.wordpress.com/sobre/

Lian Gong passou na TV Cultura anos atrás.

Se você quiser aprender Lian Gong, confira nos vídeos abaixo a sequência de exercícios.

O que é Arte Naif

Pintar um quadro despretenciosamente, sem se preocupar com a técnica utilizada, sem pensar no rigor acadêmico. Ao mesmo tempo, produzir um trabalho bonito, agradável. Por vezes,confundido com desenhos feitos por crianças. Essa é a Arte Naif.

AECIO TEMA HOMENAGEM AO PEDIATRA MEDIDA

AECIO TEMA HOMENAGEM AO PEDIATRA MEDIDA

A idéia da Arte Naif é a de produzir sem aquela obrigação de se utilizar técnicas elaboradas, não se deixar intimidar por conceitos acadêmicos como cor, abordagem temática, escola, inspiração. Na Arte Naif, o artista é um auto-didata, e se expressa da forma que lhe convém. O desenho na Arte Naif parece feito por uma criança, mas uma criança com o dom de pintar. É quase como um desenho infantil caprichado.

Esqueça a perspectiva, esqueça a proporção, esqueça a distribuição das formas, a temperatura das cores. Uma obra da Arte Naif pode contar uma história. Elementos vários, distribuídos de forma alegre, falam por si. O artista, às vezes uma pessoa simples, ou mesmo um artista estudado, que cedeu aos encantos Naif, se expressa com suas cores alegres, com seus desenhos pouco rebuscados, com a displicência e ingenuidade que parecem infantis… mas são propositais.

O artista Naif pode ser alguém que não teve a chance de estudar, mas que não deixou seu talento atrofiar.

Quer conhecer alguns trabalhos de um artista Naif? Visite o site http://www.zipflog.com/ajursp/album, com fotos dos trabalhos do artista Fernando Medeiros.

O que é e como encontrar um investidor anjo

O que é um investidor anjo? Basicamente, um investidor anjo é uma pessoa física ou pessoa jurídica, com muito dinheiro, disposto a ajudar empreendedores em seus novos negócios.

Normalmente, um empreendedor, seja da área de TI, seja de outras áreas, tem boas idéias em mente, mas não tem o capital necessário para dar início à sua empreitada. Isso acontece por vários motivos. Uma boa idéia de negócio na Internet, por exemplo, precisa de dinheiro para que se torne conhecida, ou para que comece a dar resultados. Seja na parte de marketing, de desenvolvimento, em relação a equipamentos, parcerias, etc, dinheiro é fundamental.

Além do dinheiro, é fundamental ter um plano de negócios. É através do plano de negócios que uma boa idéia sai do papel, tem início, se sustenta, cresce, evolui. E muitas boas idéias nem imaginam o que é esse tal plano de negócios… e é aí que entra o investidor anjo também. Ele não só entra com o dinheiro, mas também te dá a ajuda necessária para que o negócio vá pra frente.

De que forma o investidor anjo ganha dinheiro com isso? O investidor anjo, ao arriscar em uma boa idéia, espera ter participação nos lucros e resultados, caso tudo dê certo. Por exemplo, se a idéia render muito dinheiro, o investidor anjo tem direito a uma porcentagem. O mesmo, caso a idéia seja vendida. Em alguns casos, o investidor anjo tem participação majoritária na empresa/idéia. Ou então, o investidor anjo se torna dono da idéia, e os idealizadores se tornam apenas empregados. São vários os cenários.

Como encontrar um investidor anjo? São vários os canais para que se encontrar um investidor anjo. O ideal é procurar pessoas ou empresas que tenham conhecimentos na área de abertura de empresas, em especial, de empresas de TI (as chamadas Startup’s). Empresas bem sucedidas, por exemplo, brotam em universidades, “incubadas” na própria universidade, e são muito assediadas por investidores. Você pode procurar contatos nesses locais, por exemplo.

Se sua idéia for muito boa, o investidor anjo vai até você. Não tenha dúvidas disso. Sites com milhares de acessos, por exemplo, recebem propostas de parcerias de grandes portais a todo instante. Se o seu site tem mais de 100.000 acessos diários, por exemplo, são grandes as chances de você já ter sido procurado por outros sites de mesmo nicho, ou por algum portal pequeno ou grande interessado em abocanhar seus visitantes. Esse seria o caso de um investidor anjo pessoa jurídica. São centenas de casos espalhados pelo país.

Se voce é um investidor anjo, ou gostaria de começar a investir seu dinheiro em alguma boa idéia, não perca tempo. Você pode multiplicar seu capital, investindo em alguma boa idéia que pode estourar a qualquer momento.

Pastel do Batman

Vai Batman

Pastel do Batman

Pastel do Batman

Arte criatividade

Arte criatividade

Arte criatividade

Instagram maquiando imagens

Então quer dizer...

Então quer dizer...

Oloco meu

Oloco meu

Oloco meu

Como o João de Barro constrói sua casinha

Como o João de Barro constrói sua casinha

Como o João de Barro constrói sua casinha

Vizinhos vizinhos…

Vizinhos vizinhos...

Vizinhos vizinhos...