Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como fazer café

Bebida genuinamente brasileira, o café tem centenas de formas de preparo. Fazer um bom café é algo muito subjetivo, pois são inúmeras formas de preparo, bem como de se apreciar.

O mais famoso café do Brasil é o cafezinho de boteco. Também conhecido como café de bar, ou pingado, quando preparado com leite, o tradicional cafezinho é (ou deveria ser) patrimônio nacional.

Um bom café de bar é servido no copo americano de vidro. Dificilmente é servido menos de meio copo. O preço é muito barato. É a forma rápida de se tomar café do brasileiro.

Cafezinho

Cafezinho

O café de bar é preparado em máquinas não muito sofisticadas, sem muita firula. A água utilizada, o pó, o açúcar, a forma como é preparado, não demandam muita experiência ou requinte. É ferver e coar, e servir no copo americano que está sendo “esterilizado” numa prateleira de água fervente. Já vem adoçado.

Cafeteira de bar

Cafeteira de bar

Um nível acima, temos um café mais aprimorado. É o café servido na xícara branca, também conhecido como expresso. Fácil de se encontrar em lojas de conveniência, quiosques, restaurantes, o cafezinho mais encorpado traz consigo um pouco mais de requinte. É preparado em máquinas industriais, com mais recursos. Temos até um jato de vapor, para refinar a esterilização da xícara.

Café

Café

Esse café nem sempre vem adoçado, permitindo ao cliente adoçá-lo com açúcar ou adoçante.

Em seguida, temos alguns cafés mais aprimorados. Tem-se a preocupação com o pó escolhido. Por vezes, os grãos de café são moídos na hora. Feitos em máquinas importadas, ou em coadores de pano, tomando-se o cuidado com a temperatura da água, os cafés começam a ser saboreados como bebidas mesmo. Proliferam-se os nomes complicados, e o preço alcança os dois dígitos.

A principal diferença entre os tipos de café está na forma de preparo, utilizando-se o leite e chantilly. Segue abaixo algumas variantes:

Tipos de café

Tipos de café

O que é um Selfie?

De uns tempos pra cá, tornou-se comum falar em Selfie. Mas o que é um Selfie?

Do inglês, Selfie é uma foto de si mesmo (self-portrait photograph). Com o advento dos dispositivos móveis, está cada vez mais fácil tirar uma auto-foto. Basta esticar o celular com uma das mãos, olhar para a lente e tirar a foto.

O termo tornou-se popular com uma foto tirada por vários famosos em Hollywood. É inegável que Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Julia Roberts, Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey, entre outros famosos, popularizaram a auto-foto.

Selfie Hollywood

Selfie Hollywood

Selfie Hollywood

Selfie Hollywood

O Selfie pode ser tirado sozinho, ou com outras pessoas. O importante é a ausência de um fotógrafo externo. Se a pessoa que tira a foto aparece na foto, temos um Selfie.

Um Selfie pode ser tirado com a ajuda da câmera traseira (ou frontal, como queiram). Muitos novos celulares oferecem duas câmeras, com boa qualidade. Visualizando a própria imagem no celular, temos Selfies aprovados pelo fotógrafo.

Um Selfie pode ser tirado no espelho também.

Um Selfie pode ser um vídeo também. Recentemente, um Selfie ficou muito famoso, pois retrata 3 anos de várias viagens feitas pelo fotógrafo, sempre retratando-se com o auxílio de um cabo extensor. No caso, diferentemente do celular, uma câmera digital parece ter sido utilizada.

No Brasil, através do Instagram, temos centenas de Selfies diariamente. Recentemente, vários famosos postaram Selfies diversos, em apoio ao jogador Daniel Alves.

Nem sempre um Selfie presta. São extensas as listas dos piores Selfies de todos os tempos.