Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como ganhar dinheiro postando na Internet

Você já deve ter visto por aí histórias de pessoas que começaram a ganhar dinheiro na Internet. Os casos mais comuns são aqueles onde a pessoa tem um blog, ou um site qualquer, e conforme sua audiência vai aumentando, os ganhos aumentam na mesma proporção.

Mas de onde vem o dinheiro? Ou ainda, quem é que paga pra esse povo ficar postando?

Bom, para responder essa pergunta, é bom entender como funciona a propaganda na Internet. Em especial, entender como funciona o Google Adsense, o programa mais utilizado por blogueiros em geral.

Ao acessarmos uma página, é bem provável que em algum canto, exista um banner, uma propaganda veiculada pelo Google. Normalmente essas propagandas têm links, que te redirecionam para sites externos.

Isso acontece porque o dono do site optou por colocar a propaganda do Google em seu site. Ele é um editor, e usa o Google Adsense para monetizar seu site. Guarde bem essa palavra: monetizar. Grosso modo, gerar money.

Se colocarmos as propagandas do Google em nosso site, toda vez que alguém clicar em algum dos links, nós iremos ganhar uma comissão. Normalmente são centavos… mas de tostão em tostão, a galinha enche o papo, como diz o ditado.

Ao juntarmos determinada quantia com esses cliques, o Google nos paga. Simples assim.

No momento, você deve estar se perguntando… mas de onde o Google tira dinheiro para nos pagar? A resposta é simples: os donos daqueles sites que aparecem nas propagandas é que pagam para o Google. Eles competem entre si, para que seus anúncios apareçam justamente em nossos sites. Pagam por “palavras-chave”. E se nosso site tem a ver com essa palavra-chave, e se o cara pagou mais caro do que seu concorrente… é o seu anúncio que irá aparecer.

Perceba que o Google ganha com os anunciantes, e nós, blogueiros, ganhamos anunciando.

Para que possamos ganhar muito, é necessário que nosso site, ou blog, exiba milhares de vezes os anúncios. Isso requer uma audiência muito grande. Temos que ter muitos acessos, muitas visitas, para que com os centavinhos juntemos alguns dólares.

Determinados cliques rendem mais centavos que outros. Isso é chamado de nicho. Por exemplo, seu site é de um nicho específico, seu site fala sobre um assunto específico. Se o seu site fala mais sobre culinária, os anúncios que mais irão aparecer serão sobre culinária. Se não fosse assim, ninguém clicaria. E o Google sabe bem disso… tanto é que os anúncios são direcionados. Contextuais.

Os anunciantes de culinária tem mais ou menos dinheiro que os anunciantes de iates milionários? Vamos supor que os anunciantes de iates milionários tenham mais dinheiro… então cada clique em um anúncio de iate milionário vale mais do que o clique de um anúncio de culinária. Isso porque anunciantes de iates, por exemplo, competem entre si para que seus anúncios apareçam mais em sites sobre iates… e para vencer a competição, devem pagar mais por palavras-chave relacionadas a iate.

Conclusão: valeria mais fazer um site sobre iates, pois os cliques rendem mais.

Evidentemente, de nada adianta fazer um site sobre iates se ninguém os acessa. Se o site de culinária tem milhões de receitas inéditas, se o site é referência no assunto, se o site tem uma audiência absurda, mesmo com os centavinhos dos anúncios é possível fazer uma grana absurda… bem melhor do que o site fraquinho sobre iates, que ninguém clica.

Perceba que são vários fatores que influenciam no rendimento. Visitas, cliques, palavras-chave… não é tão simples ficar rico na Internet postando em blogs.

Um bom blog depende de vários fatores. Além do nicho, do assunto específico de seu site (leia mais sobre isso no livro Cauda Longa), é importante que seu blog tenha conteúdo relevante. Por relevante, entenda como inédito, exclusivo, pertinente. Nada de cópias, traduções, citações.

Isso é importante porque o Google é o manda-chuva. Todo blogueiro depende do Google, e o Google não gosta de ser enrolado. Quem faz uma busca, normalmente o faz no Google. E o Google é que nos traz visitantes. É através dele que conseguimos visitantes. E é ele quem devemos agradar.

Para que o Google goste de nosso site, temos outros milhares de tópicos, dicas, consensos, dicas a serem seguidas. Nosso site deve ser otimizado para os mecanismos de busca (SEO, ou Search Engine Optimization). E isso não é fácil.

Faça uma busca no Google sobre qualquer assunto. Qual site será o primeiro no topo? Será esse o site que você irá visitar? Você gostaria que esse site fosse o seu?

Não é fácil chegar ao topo. Tanto é que muitas pessoas pagam para estar no topo. Você se lembra do pessoal de iate que competiam entre si? Pois faça uma pesquisa sobre iates no Google. Você irá perceber que existem regiões específicas na página de resultados do Google onde sites sobre iates aparecem com destaque. São os links patrocinados… ou melhor dizendo, são sites que pagaram para aparecer no topo. Isso traz retorno para os anunciantes.

No meu site de variedades, por exemplo, não são exibidos links patrocinados. Isso só acontece no Google. No entanto, os sites sobre iates que aparecem nas propagandas em meu site disputam arduamente para lá aparecerem. É um verdadeiro leilão. Um dia, o anunciante piorzinho, ou mais pobrezinho, irá aparecer. Todos têm seu lugar ao sol. Mas isso custa caro.

Mais tarde continuo sobre o assunto. Estou cansado.

Category: Oportunidades, Sites

Tagged:

One Response

  1. Elias Oliveira says:

    este ganha postando anuncio é muito bom, na divisão de lucros e ver e confirmar.

Leave a Reply