Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Passear no bairro oriental da Liberdade

Se você for a São Paulo algum dia, vale a pena dar um pulinho no bairro oriental da Liberdade, no centro. Fica ao lado da Praça da Sé.

Bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade

Conhecido por ser um bairro de imigrantes, o bairro da Liberdade, ou Liba como também é conhecido, tem várias lojas e restaurantes típicos. Descendentes de japoneses, chineses e coreanos estão por toda parte. As ruas são decoradas com lanternas japonesas, e quem por lá passeia, se sente como se estivesse em outro país.

É interessante como muitas lojas e seus banners/letreiros exibem letras de alfabetos orientais. Os kanjis, letras japonesas, por exemplo, estão por toda a parte. Até um imenso arco vermelho, na rua Galvão Bueno, dá as boas vindas aos visitantes.

Letreiros Liberdade

Letreiros Liberdade

Lojas existem aos montes. Em sua maioria, são lojas de bugigangas importadas. Tudo o que você imaginar você vai encontrar por lá. Vindos diretamente do Japão e da China, os importados têm seus preços e preços. Tudo é questão de garimpar.

Loja Liberdade

Loja Liberdade

Os restaurantes são um caso à parte. As comidas típicas chinesas e japonesas dominam a região. Se você gosta de sushi, sashimi, sukiyaki, doces de feijão, verduras e legumes de todos os tipos, vai adorar. Produtos frescos, importados, caros e baratos, tem de tudo lá.

Sushis

Sushis

Yakisoba

Yakisoba

Caso você resolva ir nos finais de semana, em especial no domingo, a coisa ferve de vez. A famosa feirinha da Liberdade tem um monte de barracas, com pratos que vão desde o yakisoba à tapioca (sim, existem outras barracas diversas por lá). A feirinha tem também suas barracas de artesanato, com um sem número de produtos interessantes.

Barraquinha Liberdade

Barraquinha Liberdade

O jeito mais fácil de se chegar no bairro da Liberdade é descendo na estação Liberdade do metrô. É uma estação depois da estação Sé. Dá até pra ir a pé, se você resolver passar pela Sé primeiro.

Tenho o costume de comer em dois restaurantes não muito caros. O primeiro é o Bento House, logo em frente à estação Liberdade, do lado da igreja dos enforcados. É um restaurante self-service ou a la carte. A comida é ótima, os sushis são frescos, o yakisoba é suculento, o atendimento é rápido e os funcionários são muito simpáticos. Recomendo, para mais de 2 pessoas, pedir a la carte. Peça um belo de um yakisoba, e encha uns pratos no self-service com os sushis e algumas frituras. Você vai se esbaldar.

Outro restaurante muito bom, mas mais informal, é o Nandemoya. Fica numa travessa da Galvão, a Américo de Campos. É um restaurante enorme, com uma variedade um pouco maior que o Bento House. É um pouquinho mais caro, mas vale cada centavo também. Gosto de ir lá e fazer um prato bem mistureba mesmo, pegando de tudo um pouco pra não passar vontade de nada.

Caso você queira comprar as comidas importadas, como produtos japoneses (chás, doces, balas, biscoitos, etc), são duas as lojas principais: Marukai, e um outra loja, quase ao lado dela. Infelizmente, esqueci o nome, mas são lojas muito parecidas. Vendem de tudo relacionado a alimentos. Desde tofu, guioza, macarrões diversos, bebidas (sake, cervejas), temperos e condimentos (shoyu, wasabi, etc) até doces (doces de feijão, manjus, yokans, etc), balas, furikakes, tofus…

Conheço pouco da culinária chinesa e coreana, mas sei que existem vários restaurantes também. O último que eu fui, me esbaldei. Mas como os funcionários vieram dos seus países de origem mesmo, a abordagem deles aos clientes é um pouco diferente do que estamos acostumados. Por instantes, achei que eu tinha sido tratado com um pouco de arrogância… mas daí percebi que é o jeito deles mesmo.

Quer produtos de papelaria? As meninas costumam pirar nas lojas de lá. Você entrar rico na galeria SoHo, que concentrar várias lojinhas de importados, e sair bem pobre, de tanto gastar. Lapiseiras de todos os tipos (Pentel), grafites coloridos, canetinhas fosforecentes, papéis para origami, bolas e mochilas temáticas (Naruto, Pucca, Hello Kitty), brinquedos, animes (bonecos de animes, animes em DVD, camisetas de animes, fantasias de animes / cosplay)… isso sem falar nos eletrônicos (não são muitos, mas também estão à venda por lá).

Finalmente, você mulher, feminina, vaidosa, vai adorar conhecer as lojas Ikesaki. Sim, são duas lojas, a menos de 100 metros uma da outra. São um verdadeiro paraíso dos cosméticos, com 4 andares se não me engano. Milhares de mulheres de toda São Paulo vão até lá fazer as suas compras, seja para uso pessoal, seja para revenda. É um inferno organizado de shampoo, sabonetes, cremes, produtos para cabelereiros, etc etc etc.

Ikesaki Liberdade

Ikesaki Liberdade

Ikesaki

Ikesaki

Quer passar um dia de muitas compras e boa comida? Vá até o bairro da Liberdade.

Category: Interessante

Tagged:

One Response

  1. Rozivaldo says:

    Maravilha

Leave a Reply