Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como programar em PHP

Se você gosta de Internet e gosta de fazer sites, deve saber que o próximo passo depois de aprender a “subir” um site pronto (um blog no Blogger, por exemplo) é fazer o site desde o começo, do zero mesmo. Programar o site.

Sites nada mais são do que arquivos de computador inteligentes, que fazem o que mandamos. Não é só um arquivo de texto, com aquela sua historinha. É uma sequência de comandos, que são obedecidos pelo computador onde ele está gravado, e que faz tudo aquilo que você mandar. É o chamado algoritmo, em linguagem de computação.

Um algoritmo é lido pelo computador, o chamado servidor. No servidor, todos os comandos são lidos e obedecidos. Por exemplo, seu algoritmo pode mandar exibir uma imagem, e logo embaixo colocar um texto em itálico. Seu algoritmo, seu programa para mostrar o site, obedece e faz o que você manda.

A forma como o nosso computador exibe o algoritmo é baseado na linguagem HTML. É através do HTML que nossos navegadores (Internet Explorer, Firefox, Chrome) mostram as imagens, os textos. No nosso computador, as ordens já foram obedecidas, então temos apenas o resultado final na tela. O servidor, lá onde a página está hospedada, é que obedeceu o que o algoritmo mandava.

Um exemplo de algoritmo pode ser visto abaixo:

Abrir página da Internet
Buscar Imagem de um Jogo de Futebol nos arquivos
Exibir a Imagem de um Jogo de Futebol
Exibir um texto em itálico sobre a Imagem de um Jogo de Futebol
Terminar de exibir página da Internet

Perceba que, no servidor, a página da Internet é carregada de acordo com o que o algoritmo manda. Isso é feito porque o servidor, um computador bastante robusto, entende as ordens que são escritas em uma linguagem de programação. Entendendo a linguagem de programação, ele imprime a página.

A página que chega nos nossos computadores vem em um arquivo texto codificado em HTML. O arquivo, a grosso modo, é como aparece logo abaixo:

< HTML >
< IMG SRC=foto_jogo_de_futebol.jpg >
< i >Um jogo de futebol tem dois tempos de 45 minutos< /i>
< /HTML >

Repare que o algoritmo que mostramos anteriormente e a página HTML são parecidas. As letras HTML, as TAGS, definem a forma como a página é exibida. No caso acima, HTML abre a página, IMG exibe foto, e “i” minúsculo manda escrever em itálico.

E eis que a página com a imagem sobre futebol e texto em itálico aparece na nossa tela.

Evidentemente, o servidor, o computador robusto do outro lado, não entende as ordens “Abrir página da Internet” ou “Buscar Imagem de um Jogo de Futebol nos arquivos”. Ele ainda não é tão inteligente a ponto de entender nossas ordens em português. Por isso, o servidor utiliza uma linguagem intermediária, chamada de PHP. É através do PHP que o algoritmo é transformado em HTML.

PHP é uma das milhares de linguagens de programação existentes por aí. Você já deve ter ouvido falar de Java, C, Python. São linguagens de programação. No nosso caso, utilizamos o PHP, por n motivos. Mas você pode escolher a linguagem que você quiser.

Aprender uma linguagem de programação não é fácil. É como aprender um novo idioma. Mas, mais difícil do que aprender uma linguagem de programação, é aprender a programar. Saber programar, ou saber a fazer algoritmos, é o que diferencia os programadores uns dos outros. Bons programadores aprendem os detalhes da linguagem, e pronto. Maus programadores, além de não saberem programar, ainda tem que aprender os detalher da linguagem. Trabalho nada fácil.

Um programa em PHP dá ordens para o servidor. Um exemplo de página escrita em PHP pode ser vista abaixo:

< HTML >
“;
}
echo “< i >Um jogo de futebol tem dois tempos de 45 minutos< /i >“;
?>
< /HTML >

Perceba que a página HTML está meio embutida no programa em PHP. Isso porque o PHP dá as ordens para criar a página em HTML. O PHP, na verdade, faz tudo o que o HTML não faria. No caso acima, ele busca uma imagem de futebol em um banco de dados e manda exibir. Isso o HTML não faz.

Repare que o PHP utiliza vários recursos para auxiliar na criação da página HTML. Precisamos de um banco de dados para procurar imagens. Isso é feito através do MYSQL, um banco de dados que armazena dados. No caso, imagens_futebol. PHP pede ao banco de dados que retorne informações sobre determinada imagem:

SELECT * FROM imagens_futebol WHERE 1

Acima está escrito, em linguagem de banco de dados (uma outra linguagem), para “selecionar todos os dados do banco de dados imagens_futebol”. No caso, o banco teria armazenado na memória somente uma imagem, e ela seria devolvida para o PHP.

A essa altura, você já deve estar se perguntando: tenho que aprender tudo isso? E a resposta é sim! Tudo isso, e muito mais. Mas, como já foi dito antes, você deve aprender a programar primeiro. Aprendendo a programar (a chamada lógica de programação), é possível fazer qualquer página de Internet.

Gosta do Blogger? Alguém do Blogger já quebrou muito a cabeça pra fazer o seu Blog aparecer redondinho na Internet. Se você quiser fazer o mesmo, da sua maneira, é só aprender a programar.

Category: Oportunidades, Sites, Tecnologia

Tagged:

Leave a Reply