Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

O que fazer para atrair clientes

É muito comum, em inaugurações de lojas, por exemplo, as pessoas gastarem um bom dinheiro, sem terem noção do retorno do investimento. Esse é um termo utilizado em métricas, estudos de dados, e que pode trazer resultados interessantes quando bem utilizados.

O retorno de investimento na inauguração de uma loja é um bom exemplo de métrica. Quantos clientes irão visitar a loja, se eu gastar “x” na minha inauguração?

Uma inauguração de uma loja requer uma boa divulgação. É bom lembrar, no entanto, que não basta apenas avisar os clientes que a loja existe, ou que ela foi inaugurada. O ideal é fidelizar o cliente, amarrá-lo de alguma forma, fazendo com que ele se lembre de você e de seus produtos. O cliente deve voltar mais vezes.

Muitas inaugurações gastam dinheiro como se estivessem dando uma festa. Dar de graça pipoca, brindes, contratar palhaços, animadores, colocar cama elástica… tudo isso pode ser dinheiro jogado fora, pois não é uma forma correta de fidelizar o cliente. Ele apenas irá dar uma olhada, distrair seus filhos com a pipoquinha, com o palhacinho, e dificilmente irá voltar. A menos que a loja tenha algo que lhe interesse.

Canalizar o investimento de forma correta de maneira a gravar na memória do cliente que você existe. Esse é o caminho. Você pode, por exemplo, dar descontos logo de cara para o cliente. Ou por exemplo, anunciar uma quantidade limitada de descontos no dia da inauguração. O boca a boca, o burburinho, isso irá fazer com que os clientes saibam que você existe, que o seu produto existe.

Mais do que atrair o cliente no dia da inauguração, é importante também surpreendê-lo. Isso é muito comum em anúncios de produtos na televisão. Você é induzido a comprar um produto, e estando prestes a fechar a compra, o anúncio ainda lhe oferece um brinde, ou acessórios extras. É aí que você fecha a compra mesmo.

Algo pouco comum em lojas de departamento, principamente lojas de pequeno porte, como papelarias, ou lojas de roupas, é a pesquisa de satisfação do usuário. Se houvesse alguma forma de, dias depois de fechada a compra, perguntarmos ao cliente se ele ficou satisfeito com o produto, com certeza, isso iria fixar ainda mais em seu subconsciente que a loja é diferente, que a loja tem um diferencial. Imagine-se nessa situação: você comprou uma camiseta de presente, deu de presente, e estava na dúvida se ela iria servir para a pessoa. Vamos supor que tenha servido certinho, que o presente foi bem escolhido, e você esqueceu da loja, do preço, de tudo. Dias depois, a loja te liga perguntando se deu certo… isso não te causaria uma boa impressão? Você não compraria novamente nessa loja?

Para ter esse tipo de relacionamento com os clientes, é necessário um sistema de gestão. Tais sistemas, hoje em dia, custam caríssimo, e são programas de computador operados por profissionais especializados nessa área do comércio. Você vê isso nos diversos emails que recebe, de lojas virtuais, por exemplo. Sabendo o que já comprei anteriormente, as lojas me oferecem produtos semelhantes, em épocas estrategicamente escolhidas, na faixa de preços que eu costumo comprar… interessante, não é mesmo?

Perceba que, para atrair clientes, é fundamental conhecê-lo bem, mesmo sem ele nunca ter visitado sua loja antes. Isso é o que chamamos de prospecção. Você, antes de inaugurar sua loja, fez a prospecção de clientes na região? Sabe se existe mercado consumidor para o seu produto? Ou, como espera fidelizar um cliente se nem sabe que ele existe por ali?

Foque toda sua atenção no cliente. Pense nele como se fosse você fazendo uma compra. O que te faria comprar naquela loja nova? Você recebeu um flyer, panfleto, oferta, oportunidade, convite para visitar aquela loja nova? Vale a pena uma visitinha para conhecer? VOcê compraria lá novamente, se:

– fosse bem atendido?
– os produtos fossem baratos?
– se os atendentes (ou as atendentes) fossem lindos (lindas), e dessem mole pra você (mesmo que de mentirinha)?
– compraria novamente se acumulasse pontos em um cartão para trocar por brindes?
– se ganhasse convite para uma sessão de spa ou de massagem?
– recebesse de troco 5 centavos a mais (ao invés de ter que dar 5 centavos pro troco)?

Repare que são centenas de pequenos detalhes que podem nos fazer voltar a determinada loja. Então, fique atento! Inove!

Category: Oportunidades

Tagged:

Leave a Reply