Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como estudar para a segunda fase da Unicamp e Fuvest

Ok, você está estudando desde o começo do ano (ou até mais), e tem certeza que vai passa para a segunda fase do vestibular da Unicamp e da Fuvest. Como se preparar para as provas específicas?

Como as duas instituições têm questões dissertativas, o macete é o mesmo. Vale para todas as provas da segunda fase. Questões dissertativas costumam filtrar os candidatos com maior capacidade analítica e raciocínio lógico. Por exigirem não apenas o conhecimento da matéria, com detalhes que às vezes nem lembramos, as provas exigem do aluno uma organização do raciocínio que surpreenda o examinador. Que mostre a ele sua capacidade de responder o que foi pedido, de forma coesa, limpa, sem floreios. Isso surpreende o examinador.

Questões da parte de exatas requerem o 8 ou o 80. Não há muito o que fazer a não ser usar as as fórmulas corretas, sem exagerar na argumentação. Encher lingüiça na prova de matemática é perda de tempo. Se você tem uma noção do caminho a tomar na resolução da questão, esboce esse caminho sem floreios. Mesmo que o resultado não esteja correto, a sua capacidade de entender o que foi pedido, e demonstrar que você tem bagagem para compreender e conjecturar, é tão importante quanto escrever sem parar.

Questões de português e literatura pedem atenção especial, pois demonstram a capacidade de leitura de texto. Contextualizar a questão, de literatura, por exemplo, na sua época literária, torna a questão meio que de historia também. Cruzar os dados, apontar características do período, extrair do próprio enunciado trechos específicos, é o caminho para uma boa resposta.

Inglês, infelizmente, tornou-se pré-requisito. Compreender o texto, e não errar nos tempos verbais, é fundamental. O vocabulário só se acumula ao longo dos anos, então se você não souber uma palavra, paciência. Tente contextualizar uma outra palavra, para ter noção geral do que o texto fala.

Category: Interessante, Oportunidades

Tagged:

Leave a Reply