Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como andar de trem em São Paulo

Ok, você está a passeio em São Paulo, e já andou de metrô. Já se sente um cidadão cosmopolita. Deu aquela risadinha quando sentiu o metrô em movimento, olhou pro passageiro sentado, e ele nem deu bola pra você. Parabéns.

Quero ver agora você andar de trem. Sim, porque se você for pra São Paulo, pra conhecer São Paulo, e não andar de trem, não estará conhecendo São Paulo de verdade. Isso porque milhões de pessoas também andam de trem. A trabalho, indo pra escola, pra faculdade, pra lá e pra cá… só quem anda de trem sabe como é bom.

LInhas de Trem em São Paulo

LInhas de Trem em São Paulo

Andar de trem não tem segredo. É pagar, entrar, e sair. Duro é entrar e sair, quando os trens estão lotados. Em horários de pico, como pela manhã, almoço, e final do dia, você literalmente não entra no trem. E se entrar, vai ser no atropelo. Ou você atropela alguém, ou você é atropelado.

Caso você consiga se sentar, não pense que está tudo bem. Conforme o trem vai enchendo, as pessoas vão se espremendo aonde podem. Quando você mal percebe, tem um cidadão encostando nas suas pernas já. Pode chegar ao ponto das pernas dele entrarem no meio das suas, a procura de espaço. Se você for homem, e a pessoa for mulher, menos mal. Por motivo de força maior, o contato é inevitável.

Ao entrar nos trens, o certo seria esperar as pessoas saírem primeiro. Mas não é o que acontece. Ao mesmo tempo em que tentamos sair, as pessoas que querem entrar te empurram pra dentro de volta. É a disputa por um assento. Se você está saindo, tem que ser valente. Atropele quem tentar entrar. Se você quiser entrar (e sentar), o jeito vai ser atropelar quem está saindo. Medir forças, literalmente.

Evidentemente, se você for uma pessoa consciente, espere as pessoas saírem. E espere o próximo trem, que dê para entrar. Isso pode acontecer dali uns 3 ou 4 trens pra frente. Não fique de bobeira na frente também, esperando as pessoas saindo, se você entrar. Isso porque as pessoas atrás de você podem não ser tão boazinhas assim, e você será atropelado de qualquer jeito.

Dentro dos trens, o comércio popular é um caso à parte. Lá vende-se, conforme o próprio anúncio dos vendedores, “Brahma Kaiser Coca e Fanta”, “Passatempo Recheado Um Real”, “Palavras Cruzadas Um Real”, etc… apesar de proibido, vende-se de tudo. Vez ou outra, você tem a chance de ver o famoso “rapa”, onde fiscais disfarçados tomam as mercadorias dos vendedores. Além do sermão, além de tomarem tudo do pobre cidadão, você pode ver até uns tapas gratuitos, dependendo da reação do vendedor.

Muitos outros personagens folclóricos também transitam pelos trens. São vários os tipos de pedintes, como os cegos, os deficientes, os cantores, músicos… Homens e mulheres saudáveis também pedem uns trocadinhos, alegando terem família grande, preferirem “pedir do que roubar”… pedem qualquer R$ 0,10 ou um passe (diferença de 2500 % no pedido)…

Isso sem falar naqueles que gostam de ouvir o seu radinho (celular com mp3) sem fones de ouvido, obrigando as pessoas perto a ouvirem funk, pagode, sertanejo, mesmo que não gostem. Tem também aqueles que jogam um truco de pé, dormem em pé (como eu não sei), lêem em pé… como as chances de se sentar são poucas, o jeito é fazer as coisas em pé mesmo.

Tome cuidado para não ser furtado. É muito fácil o cara levar sua carteira, rasgar sua bolsa com estilete, surrupiar o seu celular. No empurra-empurra, no entra-e-sai, na correria, quando você vê, já foi. Os caras são rápidos. Eu mesmo fui roubado uma vez, no metrô (mesma coisa que no trem). Estava com a minha mochila, na minha frente, e minha carteira lá dentro, pra ninguém pegar. Minhas mãos sobre a mochila, diga-se de passagem. Só sei que lembro de umas mulheres que passaram na minha frente, e mal encostaram em mim… mas quando saí do vagão, o bolso da mochila estava aberto. E a carteira, bom…

Fora isso, andar de trem é interessante. A maioria são pessoas trabalhadoras. Se você for a São Paulo, visite as seguintes estações para garantir o seu passeio:

Estação da Luz, baldeação para o metrô, famosa por sua arquitetura histórica.

Estação da Luz

Estação da Luz

Estação Tatuapé, tem o Shopping Tatuapé.

Shopping Tatuapé

Shopping Tatuapé

Category: Imagens, Pessoas

Tagged:

Leave a Reply