Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

O que é o Funk

Retirei a seguinte definição da Wikipedia:

Funk é um gênero musical que se originou na segunda metade da década de 60 quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e R&B, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O Funk tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Músicas de Funk são comumente baseadas em um acorde apenas, distinguindo-se das músicas de R&B, que são centradas nas progressões de acordes.

O Funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo de batidas repetitivas sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou The Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris entre outros).

Piano Funk

Piano Funk

Percebe-se que, no Brasil, Funk não remonta a suas origens nobres, e nem de longe lembra ícones como James Brown. O que se vê hoje em dia é o total descaso com a definição de um gênero musical, atribuindo a qualquer “barulho” o nome “Funk disso”, “Funk daquilo”, como se fosse Funk de verdade.

De quem é a culpa? Pode-se dizer que a popularização de recursos eletrônicos acabaram proliferando, nas camadas mais pobres da população, o direito de achar que qualquer lixo com rima seria Funk. É o exemplo clássico da mentira bem contada, que aceita por todos, pode acabar virando verdade. Um canta pro outro, um acha que aprendeu a rimar, outro acha que é MC da casa do caralho, e o circo está montado. É Funk e pronto e acabou.

Cuidado. Funk de qualidade você não encontra por aí…

Category: Curiosidades, Imagens

Tagged:

Leave a Reply