Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como jogar poker online

Não sou nenhum expert no assunto, mas de vez em quando, me divirto um pouco jogando Poker pela Internet. Hoje em dia, é muito fácil instalar qualquer programinha e sair jogando, a dinheiro ou não.

Jogar poker é fácil. Jogo sempre o Texas Holden. Basicamente, o jogo se baseia na combinação das cartas. Quem tiver a melhor combinação, ganha.

Inicialmente, os jogadores recebem 2 cartas. Ao longo da “mão”, mais 5 cartas são colocadas na mesa pelo carteador, ou “dealer”. No total, temos 5 + 2 cartas para cada jogador. Repare que as 5 cartas da mesa são utilizadas por todos os jogadores para formarem suas combinações.

As cartas da mesa são mostradas da seguinte forma: em primeiro lugar, são mostradas 3 cartas. Em seguida, mais uma. E no final, mais uma outra. Entre cada uma dessas “viradas” de carta, as apostas são feitas pelos jogadores, em sentido horário, começando por um determinado jogador.

Por exemplo, eu recebo as duas primeiras cartas, vejo se são boas, e “pago” pra jogar. Devo pagar um valor mínimo, que todos devem pagar. O jogador depois de mim, mesma coisa: paga… ou sai. Podemos também aumentar o valor da aposta. Sempre o próximo jogador deve decidir se paga o que eu apostei, ou sai.

Em seguida, são viradas aquelas 3 primeiras cartas. Novamente, analiso, decido se aposto, se saio, ou se aumento. E assim vai… até que no final, um determinado valor em comum está em jogo por todos que decidiram continuar. Mostram-se as cartas, e quem tiver a melhor combinação, leva.

Essas combinações podem ser várias. Grosso modo, são as seguintes:

– Um par de duas cartas de qualquer naipe (um Ás de paus e um Ás de copas, por exemplo);
– Dois pares;
– Uma trinca;
– Um Fullhouse, que são uma trinca e um par;
– Uma quadra;
– um Flush, que são todas as cartas do mesmo naipe;
– uma sequência, ou Straight, que é uma sequência de cartas de naipes diferentes;
– uma sequência real, sequência de cartas de mesmo naipe;

Bom saber que além dessas combinações, existem critérios vários de desempate. Por exemplo, se dois jogadores tiverem um par, ganha quem tiver o par de cartas maior. Trica e quadra a mesma coisa. Dois flushs, por exemplo, ganha quem tiver o flush com a carta mais alta. Etc etc…

A carta mais baixa de todas é o 2. A mais alta é o Ás. A sequência das cartas é, portanto, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.

Alguns termos são usados bastante quando se joga poker. Quando decidimos jogar, sem aumentar o valor do “pote” (da aposta), batemos na mesa. É o sinal para “mesa”, ou “check”, ou “passar”. Estamos dizendo que continuamos a jogar.

Se quisermos aumentar, é só jogar mais fichas na mesa. O valor mínimo para se aumentar é o valor mínimo que está sendo apostando no momento. Por exemplo, se o mínimo é de 100, deve-se apostar pelo menos mais 100. Teremos, portanto, o valor de 200, que passa a ser o valor mínimo para nova aposta da mão, se alguém quiser aumentar de novo.

O valor máximo que alguém pode apostar é o que chamamos de ALL-IN. Aposta-se tudo o que se tem.

Você pode estar se confundindo com a questão das 7 cartas que eu falei. A idéia é a seguinte: com as 5 cartas da mesa, mais as 2 cartas da sua mão, você deve escolher 5 cartas que te dão a melhor combinação de 5 cartas. Não existe, portanto, a possibilidade de se fazer uma quadra e uma trinca. Se um dia acontecer essa situação, o que é bastante difícil, deve-se escolher a quadra, mais uma carta da trinca. Teremos, portanto, a combinação quadra, que é melhor que uma trinca e um par somente, por exemplo.

Jogo sempre o Zynga Poker do Facebook. Consigo jogar no Facebook, e no celular (iPhone e iPad). Com uma boa conexão, jogo direto, e nem vejo o tempo passar. É muito fácil e dinâmico.

Outras formas de se jogar são por programinhas instaláveis, como o poker do Everest Poker, e o Titan Poker. Fazendo um cadastro básico, é possível jogar a dinheiro, que pode ser sacado, por exemplo. Se você quiser, pode comprar fichas para jogar. Paga-se com cartão de crédito internacional, e pronto.

http://www.everestpoker.com/pt

http://www.titanpoker.com/pt

Poker é um jogo sedutor. É muito fácil ser novato, e achar que está jogando bem. É nessas horas que jogadores experientes ganham em cima dos mais novos. Sempre haverá jogador novo entrando na mesa. E são desses jogadores que se tomam as fichas.

Uma estratégia certeira, portanto, é aumentar a aposta quando se tem uma mão boa. Só ir na certeza de ganhar. Por exemplo, se minhas duas primeiras cartas forem dois Ás (ases), e na mesa vira-se mais um Ás. Tenho uma trinca. O que eu faria, é aumentar um pouco, pra aumentar o pote, e torcer pra ninguém fugir. Se eu pedisse ALL-IN direto, com um Ás na mesa, os jogadores poderiam desconfiar que eu tenho cartas boas na mão, e fugiriam. Aumentando pouco, talvez eles arrisquem ir.

Poker é um jogo de probabilidade e estatística. Hoje em dia, são muitas as formas de se saber quais as chances de se ganhar uma “mão” com as cartas que se tem. Repare que, a cada carta virada na mesa, mudam-se as chances de se ganhar. Se um par no começo da “mão” era uma boa combinação, esse mesmo par pode ser um nada, se na mesa aparecer uma chance de alguém fazer uma sequência.

Para saber qual a probilidade de se ganhar uma mão, deve-se, por exemplo, ter um mínimo de noção de probabilidade e estatística. Aquela mesma que se aprender na faculdade. Pode-se ainda ler livros, que têm tabelas básicas de probabilidades de se ganhar uma mão. Pode ter certeza que jogadores experientes, seja por decoreba, seja por experiência, sabem de cor e salteado a probabilidade de se ganhar uma mão. Decorar tais tabelas pode não ser fácil. Mas que tem jogador que decorou, isso tem.

Você pode ainda apelar para as chamadas calculadoras de “mãos”. São aplicativos que fazem as contas pra você. Existem vários aplicativos desses para iPhone, por exemplo. No poker que jogo no Facebook também tem algo parecido, basta você habilitar.

Além do fator probabilidade, tem-se também o fator intimidação, e o blefe. Alguém pode aumentar uma aposta sem ter nada, e arriscar que todos fujam. Ou alguém pode não apostar nada, só aceitar, e ele ter uma sequência real. Nunca se sabe. É isso que torna o poker um jogo interessante. Deve-se tentar prever o que os jogadores irão fazer, e ao mesmo tempo não podemos ser previsíveis.

Jogar pela Internet diminui bastante essa questão de analisar o comportamento do jogador. Jogando poker de verdade, olhos nos olhos, são vários os sinais que jogadores novatos deixam escapar, denunciando suas cartas. É por isso que se vê muito os jogadores jogando de boné, de óculos, sem olhar pra ninguém, às vezes sem nem respirar direito. São jogadores frios. Centrados. Somente com a forma com que jogam é que podemor inferir (supor) o seu padrão, sua forma de jogar.

Quer aprender a jogar poker? Experimente!

Category: Interessante, Sites, Uncategorized

Tagged:

Leave a Reply