Como criar abelhas sem ferrão

Você já deve ter visto por aí algumas abelhas pequenas, que enroscam no cabelo, incomodam nos olhos, mas não chegam a picar. São as chamadas abelhas nativas, as abelhas sem ferrão.

Abelha Jataí

Abelha Jataí

Essas abelhas podem ser consideradas as verdadeiras abelhas do Brasil. Isso porque as abelhas que conhecemos, que picam, vieram “importadas”. São as abelhas africanas. Essas abelhas foram introduzidas no país visando a produção de mel. É delas o mel comumente vendido por aí.

As abelhas sem ferrão, no entanto, são abelhas pouco conhecidas. São também pouco exploradas comercialmente. Nas regiões norte e nordeste elas são mais conhecidas. No entanto, descendo ao longo do país, elas aparecem com menor frequências, se comparadas às outras espécies de abelhas.

Existem várias espécies de abelhas sem ferrão. Uma das mais conhecidas é a abelha jataí. A abelha jataí pode ser encontrada em troncos ocos de árvores, cupinzeiros abandonados, muros, etc. São abelhas inofensivas, pequeninas.

As abelhas jataí produzem um mel diferente do mel das abelhas africanas. É um mel mais líquido, mais diluído. É um mel menos doce também. Seu preço é mais caro, chegando a até 5 vezes o preço do mel comum. É um mel muito nutritivo.

A criação das abelhas sem ferrão é pouco explorada e pouco estudada. Os principais centros de estudos das abelhas sem ferrão podem ser encontradas no estado da Bahia.

É possível criar abelhas sem ferrão em casa. Tido como hobby, acompanhar o desenvolvimento de uma colméia é agradável, para aqueles que conhecem a vida das abelhas. E não é difícil capturar um enxame, e dar início à criação.

Existem diversas formas de se capturar abelhas sem ferrão. Uma das formas mais conhecidas é através das chamadas “iscas de garrafa pet”. Tais iscas são preparadas utilizando-se um pouco de própolis e cera de uma abelha sem ferrão. É possível comprar a própolis e a cera pela Internet. A isca é feita utilizando garrafas vazias de refrigerante.

Capturado um enxame, é necessário que a colméia seja transferida para uma caixa de criação de abelhas. Tais caixas variam na forma, tamanho e materias utilizados. Cada espécie de abelha sem ferrão requer um mínimo de conhecimento, para que a colméia não venha a morrer.

Bom lembrar que as abelhas não oferecem apenas o mel. Cera de abelha, própolis, pólen, geléia real, etc, são alguns exemplos do que as abelhas podem oferecer.

Posts relacionados:

  1. Nova moda: casaco de abelhas
  2. Como martelar um prego sem se machucar
  3. Panquecas com mel dos desenhos animados
  4. Como voar sem asas
  5. Como comprar uma bicicleta elétrica

Leave a Reply

Powered by WP Hashcash