Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

O primeiro homem a saltar da estratosfera

O austríaco Felix Baumgartner, acaba de se tornar o primeiro homem a pular, de pára-quedas, da estratosfera, e a atingir a velocidade do som.

Estratosfera é segunda camada da atmosfera. Fica em torno dos 7/17 km até os 50 km de altura. É a região onde os jatos circulam, por ser uma região estável em relação aos ventos.

Felix atingiu aproximadamente a altura de 36.576 metros. Seu salto havia sido adiado, pois os ventos estavam muito fortes pela manhã.

O balão utilizado para a façanha tinha o tamanho de um prédio de 50 andares. Cheio de hélio, o tecido do qual o balão era feito tinha a espessura de sacolas plásticas de supermercado (mas com resistência muito maior).

Salto da estratosfera

Salto da estratosfera

Interessante notar que a velocidade do som foi atingida na estratosfera. Isso porque, ao entrar na atmosfera, em torno dos 16.000 metros, a resistência do ar diminui de forma imediata a velocidade do salto.

A cápsula utilizada no salto tem em torno de 3 metros por 2 metros. O salto foi planejado há cinco anos. Desde então, Felix vem se preparando com a ajuda de médicos e especialistas. Seu salto, bem sucedido, foi o primeiro da história.

Seu traje, pressurizado, protege com a pressão externa elevada e contra o frio. Tal roupa foi necessária pois, nos primeiros 5 minutos, Felix caiu 35 km em queda livre.

Category: Imagens, Impressionante

Tagged:

Leave a Reply