Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Afinal, café faz bem ou faz mal?

“Pesquisas recentes indicam… ”

A todo instante, pesquisas recentes aparecem por aí falando bem ou mal do café. Uma hora a bebida é benéfica para a saúde… outra hora, dizem que, em excesso, não é indicado. Mas, afinal, café é bom ou ruim?

Fato é que, moderadamente, o café não faz mal. Em torno de três xícaras, o café faz até bem.

O café é uma bebida composta por centenas de substâncias. A mais conhecida, a cafeína, é estimulante. Vem dela os efeitos contra a sonolência, por exemplo. Ajuda também na digestão, e é vasodilatadora, aumentando a irrigação coronária. Se você toma café descafeinado, saiba também que a cafeína aumenta a capacidade de processamento mental. Não no seu caso.

Temos ainda no café os aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Mas o mais importante no café são os chamados ácidos clorogênicos, polifenóis antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento das células. Isso ajuda diretamente na prevenção da diabetes (café com pouco açúcar).

O que se fala sobre os malefícios do café estão relacionados com a absorção de cálcio pelo organismo. Isso sugere que pessoas com osteoporose, por exemplo, deveriam evitar o consumo excessivo. Outro problema seria relacionado com a sensibilidade à cafeína.

No entanto, no frigir dos ovos, o café faz bem. Estudos recentes (estudos recentes…) dizem que:
– é bom contra o câncer de próstata;
– é bom contra o Mal de Parkinson;
– reduz o risco de câncer no endométrio;
– é antidepressivo;
– é coadjuvante em remédios para dor;
– ajuda a perder peso;
– alivia dores de cabeça e enxaquecas;
– previne contra câncer de colo e reto;
– previne contra a celulite.

Category: Uncategorized

Tagged:

Leave a Reply