Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

O espiral da morte das formigas

Você já deve ter visto algumas formigas andando pelo mesmo caminho, na mesma trilha. Isso acontece porque as formigas expelem uma substância chamada feromônio. É através do feroônio que outras formigas se guiam, seja para encontrar a comida, ou para retornar ao formigueiro.

Formigas

Formigas

Se você passar o dedo, ou pasar óleo na trilha das formigas, elas irão ficar desorientadas. Isso acontece porque o feromônio se dispersa, e elas não têm mais o caminho das pedras para seguir.

Um fenômeno intrigante acontece com as formigas. Pode-se dizer que é um dos grandes equívocos da mãe natureza, que permite que tal tragédia aconteça. Algumas espécies de formigas enxergam muito pouco, e guiam-se tão somente pela trilha de feromônios. No entanto, por um infeliz acaso, as formigas podem começar a andar em círculos. Sem motivo aparente, e sem entender o que ocorre, elas simplesmente andam.

Outras formigas podem entrar na dança também. Caso isso ocorra, o caos está instalado, e cada vez mais formigas se juntam à incessante busca por… nada. E andam até a morte.

Category: Curiosidades, Impressionante, Natureza

Tagged:

Leave a Reply