Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como fazer café

Bebida genuinamente brasileira, o café tem centenas de formas de preparo. Fazer um bom café é algo muito subjetivo, pois são inúmeras formas de preparo, bem como de se apreciar.

O mais famoso café do Brasil é o cafezinho de boteco. Também conhecido como café de bar, ou pingado, quando preparado com leite, o tradicional cafezinho é (ou deveria ser) patrimônio nacional.

Um bom café de bar é servido no copo americano de vidro. Dificilmente é servido menos de meio copo. O preço é muito barato. É a forma rápida de se tomar café do brasileiro.

Cafezinho

Cafezinho

O café de bar é preparado em máquinas não muito sofisticadas, sem muita firula. A água utilizada, o pó, o açúcar, a forma como é preparado, não demandam muita experiência ou requinte. É ferver e coar, e servir no copo americano que está sendo “esterilizado” numa prateleira de água fervente. Já vem adoçado.

Cafeteira de bar

Cafeteira de bar

Um nível acima, temos um café mais aprimorado. É o café servido na xícara branca, também conhecido como expresso. Fácil de se encontrar em lojas de conveniência, quiosques, restaurantes, o cafezinho mais encorpado traz consigo um pouco mais de requinte. É preparado em máquinas industriais, com mais recursos. Temos até um jato de vapor, para refinar a esterilização da xícara.

Café

Café

Esse café nem sempre vem adoçado, permitindo ao cliente adoçá-lo com açúcar ou adoçante.

Em seguida, temos alguns cafés mais aprimorados. Tem-se a preocupação com o pó escolhido. Por vezes, os grãos de café são moídos na hora. Feitos em máquinas importadas, ou em coadores de pano, tomando-se o cuidado com a temperatura da água, os cafés começam a ser saboreados como bebidas mesmo. Proliferam-se os nomes complicados, e o preço alcança os dois dígitos.

A principal diferença entre os tipos de café está na forma de preparo, utilizando-se o leite e chantilly. Segue abaixo algumas variantes:

Tipos de café

Tipos de café

Category: Curiosidades

Tagged:

Leave a Reply