Como Pode?

Icon

Você já se fez essa pergunta hoje?

Como fazer um avião de papel

Há 20 anos atrás, eram poucos os modelos de avião de papel. Feitos normalmente com uma folha de papel sulfite, os modelos conhecidos tinham características semelhantes, e um ou outro avião de papel voava direito.

O modelo mais conhecido é o pontudo, ou bicudo. Sua característica principal é voar reto, sem fazer curvas.

Um outro modelo é o descrito no vídeo abaixo. Esse modelo tem como característica principal as curvas que ele faz. Há 20 anos atrás, esse modelo não tinha esse bico pontudo que o menino fez.

Baseado nesse modelo, existem algumas variantes. Além dessa variante com bico, temos o modelo com cauda, para estabilizar. Esse é o sem bico:

E esse é o com cauda e com bico:

Repare que esse dois modelos têm o bico construído de uma outra forma. O bico é resultado de dobras clássicas do origami, e não da dobra “grosseira” do segundo vídeo.

Havia ainda esse modelo, com a dobra clássica, sem o bico, mas não encontrei um vídeo no Youtube.

Evidentemente, existem centenas de modelos de aviões de papel. Basta se fazer uma dobra a mais, ou a menos, e temos um modelo diferente. O modelo abaixo tem uma dobra “perdida”, sem seguir um padrão definido. Mas esse modelo voa muito bem em linha reta.

Caso queira testar um modelo famoso, o do vídeo abaixo bateu recorde de permanência no ar. Algo em torno de 25 segundos, em ambiente fechado.

Temos também aviões de papel em formatos inusitados. O modelo abaixo é praticamente um cano cortado:

Para finalizar, temos o modelo motorizado. Esse é de cair o queixo.

Category: Curiosidades, Vídeos

Tagged:

Leave a Reply